OLGA ALIEVSKY

Boutique Candle Maker

Olga Alievsky, mãe orgulhosa de seis filhos, produz belas velas artesanais em Tekoa, na Judeia.
A paixão de uma mãe queima em Tekoa: a história de Olga Alievsky
by Aryeh Tavor | 2017-12-07 09:09
Olga é mãe de seis filhos. Ela mora em Tekoa (pronuncia-se T'koa), uma bela comunidade nas colinas da Judeia, ao sul de Jerusalém. Tekoa é parte da área da Judeia conhecida como Gush Etzion (Etzion Block). Tekoa, como todas as comunidades em Gush Etzion, está localizada perto da estrada histórica chamada Derech Avot (Caminho dos Patriarcas) - uma estrada percorrida por todos os patriarcas judeus.

Viajamos a Tekoa para nos encontrarmos com Olga, ouvir sua história e - embora soubéssemos de antemão - admirar suas obras-primas. Olga cria lindas velas artesanais que são lindas mesmo antes de serem acesas. Olga é realmente uma artista.

O trabalho criado para gravar as velas projetadas para nossos assinantes Lev Haolam requer uma atenção especial aos detalhes e uma criatividade intuitiva. Durante nossa entrevista, descobrimos que a paixão de Olga pela fabricação de velas veio tarde na vida. "Sempre sonhei em ser uma artista profissional", disse-nos Olga. "Adoro pintar, cerâmica. E procurei por muito tempo uma profissão na qual pudesse ganhar dinheiro e na qual gostaria de trabalhar."
"Por acaso pensei em fazer velas. Procurei o máximo de informações que consegui encontrar sobre a fabricação de velas. E [depois de pesquisar e estudar a arte] comecei a me tornar mais talentosa na arte de fazer velas esculpidas. Eu me inspirei", lembra Olga enfaticamente. "E sabia que esta era a profissão para mim."

Nós então perguntamos a ela sobre a comunidade pitoresca de Tekoa que ela agora vive e como a descobriu. "Eu moro em Israel há 18 anos e fiz Aliá (imigrou) da Ucrânia... eu realmente amo yishuvim (pequenas comunidades em Israel) e procurei por um longo tempo uma como esta. Então, essa comunidade apareceu, eu também tenho parentes que moram aqui."

Olga continuou: "As pessoas aqui são muito abertas. Nós vivemos como uma família [grande]. Não conheci pessoas [tão quentes e abertas] em nenhum outro lugar. Além disso, em nossa vizinhança, em particular, vivemos como uma família. Quando saio de casa não preciso trancar a porta. Isso diz muita coisa", continuou Olga. "[Tekoa] também é um lugar muito adequado para criar crianças. Elas saem sem medo, apesar de nossa comunidade estar cercada de árabes".
Olga também queria que nós e os assinantes da Lev Haolam soubessem que ela é muito grata pelo apoio a ela e sua família. "Isso realmente ajuda. Ajuda quando muitas pessoas veem [o que estamos fazendo aqui] e reconhecem isso [os produtos que produzimos]. E, em particular, através do apoio da Lev Haolam, as pessoas fora de Israel também conhecem o que estamos fazendo, o que certamente é bom. E também é bom para o povo judeu que mora fora de Israel saber que não fazemos apenas velas, mas também velas especialmente esculpidas e para a Havdalá."

"Espero que, com a ajuda da Lev Haolam, os negócios possam se desenvolver, não apenas em Israel, mas também fora."

Você gostaria de ajudar as famílias e pequenos negócios da Judeia e Samaria? Assine o Projeto Pacote Surpresa Mensal hoje mesmo.