NICOLE YECHEZKEL

Shoresh Body & Soul

Em apenas dez anos, Nicole Yehezkel mudou sua vida de todas as formas possíveis. Ela se mudou da Flórida para Israel, da escola para a IDF, tornou-se religiosa, mudou-se para uma comunidade na Judeia e Samaria e começou seu próprio negócio. Ela vende cosméticos naturais e produtos medicinais de plantas cultivadas em Israel - ervas, óleos e flores.
Encontrando raízes e magia: a história de Nicole Yehezkel
by anna | 2017-02-02 12:14:54
Em apenas dez anos, Nicole Yehezkel mudou sua vida de todas as formas possíveis. Ela se mudou da Flórida para Israel, da escola para a IDF, tornou-se religiosa, mudou-se para uma comunidade na Judeia e Samaria e começou seu próprio negócio. Ela vende cosméticos naturais e produtos medicinais de plantas cultivadas em Israel - ervas, óleos e flores.

Quando saímos do carro na comunidade de Halamish, ou Neveh Tzuf, localizada nas colinas do sudoeste da Samaria, a apenas 26 km de Jerusalém, uma vista deslumbrante com colinas verdes ao redor se abriu. Pergunto a Nicole Yehezkel porque ela gosta de viver em Neveh Tzuf. Ela responde: "Pelo mesmo motivo que você viu quando chegou aqui pela primeira vez. A vista. O ar. Você pode respirar aqui. Nossa, é simplesmente lindo. Você não sente a magia?"

Ela viu pela primeira vez o lugar quando serviu na base do exército nas proximidades. "Seria bom morar aqui", lembra-se de pensar. A estrada para se instalar em Neveh Tzuf, no entanto, levou vários anos, e começou com ela se mudando para Tzfat, se casando, abrindo um restaurante, fechando-o, se divorciando e depois encontrando seu atual marido, que já morava em Neveh Tzuf.

Outra parada no caminho para Halamish foi a jornada de Nicole para se tornar religiosa. "Minha irmã estava grávida de gêmeos, e houve um momento durante a gravidez em que ela estava em risco. Quando fiquei sabendo disso, peguei o Livro dos Salmos, que mal havia lido antes, e comecei a ler. Foi um impulso que veio de dentro. Eu sempre fui espiritual, e meus pais - israelenses que partiram para os EUA - me trouxeram para cá sabendo o que são o Shabat e o kashrut, embora eles mesmos não fossem religiosos. Então o judaísmo veio como algo muito natural". Nicole revela.

Foi necessária outra gravidez - desta vez, dela mesma - para fazer com que ela se interessasse por medicina holística e pela vida saudável. Há três anos, ela começou os estudos no Shelem College, em Jerusalém, em "medicina complementar no espírito do judaísmo", onde ainda faz cursos de naturopatia, medicina chinesa, acupuntura, aromaterapia, reflexologia. Levando a teoria à prática, há meio ano ela abriu sua própria prática naturopata, servindo a comunidade de Halamish, e começou a produzir cosméticos naturais e produtos medicinais sob a marca "Shoresh" ("raiz" em português).
"Ao contrário da medicina tradicional, que trata os sintomas, eu quero chegar à raiz do problema que uma pessoa tem", Nicole explica a escolha da sua marca. "Além disso, acho que todos nós precisamos voltar um pouco às raízes, ao modo como as coisas costumavam ser. Você não precisava ir ao médico ou à farmácia para qualquer problema pequeno que tenha com a saúde - saiba qual erva usar, ou você pode perguntar a sua mãe... Você não comprava toda a comida no supermercado, você costuma cultivá-la... Eu sinto que há algo muito curativo no contato com o solo, com a natureza. Eu cultivo algumas das ervas que uso, como calêndula e tomilho, eu mesma colho algumas outras dentro do assentamento. Você basicamente tem tudo que precisa ao seu redor, você só precisa parar e olhar em volta! Mas é exatamente isso que um homem moderno não consegue fazer."

Enquanto conversamos, Nicole adiciona um pedaço considerável de cera de abelha em uma panela grande com azeite, que havia sido previamente aquecida por várias horas junto com pétalas de calêndula. Ela agita até que esteja derretida, depois adiciona várias gotas de óleo de lavanda. Calêndula salve - um tratamento perfeito para problemas de pele, incluindo erupções cutâneas, arranhões e pele seca - pronto. Todos os componentes que Nicole usou eram produtos nacionais israelenses.

Ela tem feito cerca de 20 encomendas de diferentes tamanhos por semana, tudo para clientes israelenses. Tudo, incluindo rotulagem e embalagem, é feito dentro da casa de Nicole, com a ajuda do marido. "Aquele que costumava adicionar cinco colheres de açúcar a uma xícara de chá tornou-se gradualmente um caloroso defensor da vida saudável", Nicole ri.

Na parede há uma foto do seu marido com um rebanho de cabras. Ele tinha uma dúzia de cabras, que ele próprio pastoreava, até serem roubadas há vários anos. Durante os incêndios de novembro em Israel, sua casa escapou do fogo por pouco, com a família precisando ser evacuada no meio do Shabat. Durante vários dias, os moradores de Halamish estavam constantemente em alerta, tentando apagar o fogo ao redor do assentamento e evitar danos às casas. "A vida aqui não é fácil", admite Nicole, "mas eu não trocaria isso para morar na cidade". Ela acredita que encontrou a coisa certa para fazer na vida e o lugar certo para também.